Outros Caminhos do Brasil

Há diversos trajetos de peregrinação e cicloturismo demarcados pelo país.

Vamos construir este espaço juntos. Compartilhe informações e relatos sobre estes e outros caminhos. 

Localize o Caminho

por Região: 

       

Caminho da Fé
 
Estados: SP / MG 
Extensão total: 497 km*
*ponto de partida mais distante

Inaugurado em 2003, o Caminho da Fé foi inspirado no milenar Caminho de Santiago. O objetivo de sua criação foi dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Por isso foi idealizado um caminho que chegasse a Aparecida privilegiando a rota mais lógica e oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio. O caminho tem diversos pontos de partida atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. O mais distante é Sertãozinho-SP, a 497 km, e o mais tradicional é Águas da Prata-SP, a aproximadamente 300 km de distância. Porém, o peregrino decide em qual cidade quer iniciar a sua jornada. Ao iniciá-la o peregrino adquire (caso queira) a credencial a ser carimbada nos pontos oficiais distribuídos pelo trajeto e, ao final, havendo percorrido ao menos 100 km, poderá retirar na basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte-SP, o certificado de conclusão do caminho.
www.caminhodafe.com.br

Circuito Vale Europeu
 
Estado: SC
Extensão total: 30o km

O caminho tem início e término na cidade de Timbó-SC, a aproximadamente 30km de Blumenau. Segundo informações do site oficial é o primeiro roteiro no Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. O trajeto foi traçado priorizando estradas de terra mais tranquilas e bonitas. Durante o trajeto, o cicloturista além de ter contato com a simplicidade da vida do campo, poderá provar vinhos e queijos produzidos com tradição italiana, observar arquitetura proveniente do sul da Alemanha e contemplar lindas paisagens, muitas delas áreas de Mata Atlântica. A região possui inúmeras cachoeiras, rios e riachos. O Circuito possui passaporte e certificado de conclusão do percurso.

www.circuitovaleeuropeu.com.br

Caminho do Sol
 
Estado: SP
Extensão total: 241 km
Caminho dos Anjos
 
Estados: MG 
Extensão total: 231 km

Um trajeto circular que passa por 7 cidades no sul de Minas Gerais: Caxambu, São Lourenço, Passa Quatro, Itamonte, Alagoa, Aiuruoca e Baependi. O site oficial indica que seja iniciado em Caxambu, local onde poderá ser adquirida a credencial e, ao final do percurso, o certificado. O site diz ainda que normalmente a pé o caminho é realizado em 10 dias e de bike em 5 dias. Em alguns trechos, o caminho tem subidas bastante íngremes e no geral não pode ser considerado um caminho fácil, mas que vale a pena pelo bonito visual e a deliciosa hospedagem e culinária mineira.

www.caminhodosanjos.org

Este caminho, idealizado por José Palma, fica no interior do estado de São Paulo. O trajeto tem início em Santana do Parnaíba-SP e termina em Águas de São Pedro-SP. A distância total a ser percorrida é de 241 km. Para realizá-lo é necessário pagar uma taxa de inscrição e fazer a doação de 5 quilos de alimento não perecível, que dão direito ao passaporte e kit peregrino ou bicigrino. Os organizadores disponibilizam a agenda com as datas de saída tanto para caminhantes quanto para ciclistas. Quem se interessar em fazer o caminho, deve assistir uma palestra de orientação.

www.caminhodosol.org

Caminho da Luz
 
Estados: MG / ES 
Extensão total: 200km
Caminho da Prece
 
Estados: MG 
Extensão total: 71 km

Dia 27 de março de 2015 aconteceu a missa de inauguração do Caminho da Prece em Jacutinga, na igreja de Santo Antônio, e nos dois dias seguintes a peregrinação oficial de lançamento. Idealizado por José Policarpo Ferreira, conhecido popularmente por Polly, o Caminho da Prece vai de Jacutinga a Borda da Mata, sul de Minas Gerais. O nome escolhido estã relacionado ao fato de ser um roteiro de preces e orações em agradecimento e renovação espiritual.

www.caminhodaprece.com.br

Com quase 200 km, este caminho tem início na cidade de Tombos – MG e término no Pico da Bandeira. O trajeto percorre as montanhas de Minas Gerais e pode ser realizado em sete dias de caminhada, segundo o site oficial. Diz também que esta rota, que passa por matas, cachoeiras e fazendas centenárias, é uma senda cujo solo brilha em toda a sua extensão, devido à abundancia de cristais, mica e outros minerais. É necessário fazer inscrição e receber a credencial que dará acesso a propriedades particulares.

www.caminhodaluz.org.br

Caminho da Sabedoria
 
Estados: ES 
Extensão total: 110 km
Caminho das Missões
 
Estado: RS
Extensão total: 323 km

O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. O percurso parte do município de São Borja, local da 1ª Redução Jesuítica dos 7 Povos das Missões e terra dos Presidentes, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina. O trajeto segue pelo município de Garruchos que possui uma natureza exuberante. Ao longo do trajeto estão três Patrimônios nacionais: Sítios arqueológicos de São Nicolau (no município de São Nicolau), São Lourenço (em São Luiz Gonzaga) e São João Batista (em Entre-Ijuis), e um Patrimônio da Humanidade, São Miguel Arcanjo no município de São Miguel das Missões, além de dezenas de outros atrativos culturais e naturais. A chegada se dá sempre em Santo Ângelo em frente à Catedral Angelopolitana.
www.caminhodasmissoes.com.br

O circuito Caminhos da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo. Este é um roteiro de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria. Ao todo, são 23 pontos de referência histórica, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde e do Mosteiro Zen Morro da Vargem - maiores símbolos de fé e espiritualidade regionais. O cenário proporciona uma verdadeira viagem pelo tempo, atravessando fazendas centenárias, matas, cachoeiras, igrejas e antigas e estações ferroviárias.
www.caminhosdasabedoria.org.br

Caminhos de Rosa
 
Estados: MG
Extensão total: 162 km

Guimarães Rosa dispensa muitas apresentações, o fato de ter recebido em 2002 The Guardian, o prêmio dos 100 melhores livros de todos os tempos, com Grande Sertão: Veredas, já fala muito de quem foi ele. Caminhos de Rosa foi um caminho que serviu de inspiração para ele, um dos maiores autores brasileiros do mundo moderno. Foi baseado no que viveu enquanto o percorria que ele escreveu o Grande Sertão, o melhor romance brasileiro do século passado. 
www.caminhosderosa.com.br

.