Rota

Santa Catarina, Brasil

do Enxaimel

16 km

Enxaimel quer dizer estrutura autoportante de madeira preenchida com algum material, por exemplo, taipa ou tijolos. As paredes são feitas com madeiras encaixadas e posicionadas na horizontal, vertical e inclinadas. Os vãos são preenchidos por pedras ou tijolos e não são utilizados pregos ou parafusos, apenas pinos de madeira.

O município de Pomerode possui o maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Alemanha, são 233 casas nessa técnica em toda a cidade. A maior concentração destas edificações fica situada na localidade de Testo Alto.

A Rota do Enxaimel foi criada em 2001 com o intuito de preservar as edificações dos imigrantes alemães que colonizaram o município juntamente com todo o seu legado cultural, conservando o dia-a-dia da vida rural e as belas paisagens. Com 52 construções genuínas em ótimo estado de conservação, a Rota atrai visitantes do Brasil inteiro.

Desde 2011, o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) reconhece o Núcleo Rural de Testo Alto e Rio da Luz, que engloba as cidades de Pomerode e Jaraguá do Sul, como Paisagem Cultural Brasileira. O reconhecimento é fruto de um trabalho de mais de 20 anos, desenvolvido pela Superintendência do Iphan em Santa Catarina, em conjunto com a Fundação Catarinense de Cultura e o município de Pomerode.

Distância

O roteiro possui um total de 16 km que pode percorrido entre 1 e 3 horas, dependendo do estilo da viagem (bicicleta ou caminhada).

O caminho inicia na Rua Testo Alto seguindo até a Casa Siewert. Ao sair da Casa Siewert, retorna-se até a Rua Morro Schmidt e em seguida Rua Progresso.

Tempo de viagem de Bicicleta e a Pé

Cada um percorre o trajeto em quanto tempo lhe parecer mais conveniente, porém em média os tempos de viagem são:

Reserve um tempo para bater um papo com moradores locais. 
Geralmente muitas histórias, estórias e dicas do roteiro são conhecidas através dessas conversas.

Bicicleta - 1 hora

A Pé - 3 horas

Cidades Próximas

Blumenau - 27 km

Rio dos Cedros - 12 km

Timbó - 14 km
Jaraguá do Sul - 27 km

Navegantes (Aeroporto Intern. de Navegantes) - 75 km

Florianópolis (Aerop. Intern. de Florianópolis) - 180 km

Empresas de Ônibus

Intermunicipal Pomerode - Blumenau:
Volkmann
47) 33951400 
(47) 991866721(WhatsApp)
contato@turismovolkmann.com.br
turismovolkmann.com.br

Sinalização

O roteiro é sinalizado com placas indicativas

Tipos de Terrenos do Caminho

40% de asfalto/paralelepípedo60% de terra.

Trecho mais difícil

O percurso é praticamente todo plano e com terreno regular, não apresentando portanto dificuldades técnicas.

Inscrição, Ponto de Partida e Chegada

Credencial e Certificado

Este roteiro ainda não possui credencial e certificação de conclusão do percurso.

Ponto de partida do roteiro:
Rua Testo Alto, Pomerode

O caminho inicia na Rua Testo Alto seguindo até a Casa Siewert. 

Ponto de chegada:
Rua Progresso, Pomerode 

Ao sair da Casa Siewert, retorna-se até a Rua Morro Schmidt e em seguida Rua Progresso.

No Portal Turístico Sul são distribuídos mapas da cidade. 
O portal abre diariamente das 8h às 18h e fica na Rua XV de Novembro, 818 - Centro - Praça Jorge Lacerda. Contato: (47)3387.2627 - E-mail: turismo@pomerode.sc.gov.br

Durante o percurso há 3 paradas que servem como pontos de apoio ao ciclista ou ao caminhante: Casa Siewert, Delicaten Haus e Lanchonete Contini.

Tempo

O passeio a pé ou de bicicleta pela rota pode ser feito o ano inteiro. No verão podem ocorrer pancadas de chuva, principalmente no período vespertino. Recomenda-se acompanhar a previsão do tempo.

Hospedagem & Camping

Não há áreas de camping na Rota do Enxaimel.

A cidade possui diversas opções de meios de hospedagem. Algumas opções são:

POMERODE - SC

POUSADA EDELWEISS

(47) 3387-2738

POUSADA SANTA FELICIDADE

(47) 3387-5593 

POUSADA RURAL MUNDO ANTIGO

(47) 3387-3143 

POUSADA CASA BRANCA

(47) 3242-7047 / 98837-7220

HOTEL BERGBLICK

(47) 3387-0952 

POUSADA FAMILIEN HAUS

(47) 3387-0401 / 99237-3439

POUSADA BLAUBERG

(47) 3387-5064

HOSTEL +

(47) 3306-6146 

POUSADA LENA ROSA

(47) 3387-2300 

POUSADA DEIN HAUS

 (47) 3387-2300  

POUSADA CASA WACHHOLZ

 (47) 3387-3493  

POUSADA HARMONIA POMERANA

 (47) 3387-0952  

HOTEL STETTIN

HOTEL SCHROEDER

 (47) 3387-0933  

POUSADA MAX

pousadamax.com.br

POUSADA DO IMIGRANTE

 (47) 3387-2053  

HOSTEL DA DINA

pousadadoimigrante.com.br

POUSADA OMA HELGA

 (47) 3387-2256  

POUSADA POMERODE

Você acampou na Rota do Enxaimel?
Se você já acampou neste Caminho, compartilhe com a gente os locais e as dicas para quem quer fazer o mesmo.

Dicas

GASTRONOMIA
A farta culinária típica é destaque no Vale Europeu. Lá, a receita é ir atrás dos deliciosos pratos da cozinha alemã, como o Eisbein (joelho de porco), o marreco recheado e o Kassler (bisteca de porco).
O toque final fica por conta dos doces nas excelentes confeitarias, como as famosas cucas, tortas e bolachas

LAZER

A natureza local é a rota ideal para quem busca tranquilidade e diversão. Livre-se dos problemas com o voo livre e conheça o primeiro circuito do Brasil planejado especialmente para bikes. Conheça também os percursos especiais para mochileiros e cicloturistas, além de morros e mirantes. 

CERVEJA ARTESANAL

Os costumes trazidos da Europa são um brinde aos visitantes. Faça um passeio pela Cervejaria Schornstein e conheça os chopes produzidos dentro da Lei de Pureza Alemã – a Reinheitsgebot, criada em 1516. Você vai se impressionar com a qualidade do precioso líquido e com a arquitetura histórica do local. 

.

FESTAS TÍPICAS
Nosso calendário de festas típicas é cheio durante o ano todo para encantar moradores e turistas. Programe-se para conhecer a Festa Pomerana, em janeiro, os ritos de Páscoa, na Quaresma, o Festival de Inverno, em julho, além de outros eventos exclusivos da nossa cidade. 

COMPRAS E LEMBRANÇAS

Nosso presente só é vivo por causa das nossas tradições. Aqui você encontra nossa história através de artigos exclusivos da cidade, como geleias, biscoitos, conversas, chocolates e produtos têxteis. Você vai se impressionar com as peças de artesanato em madeira e a pintura em “Bauernmalerei”, os quadros “Fensterbilder” e as pinturas em cascas de ovos para a decoração. 

PASSEIOS DE CARRO DE MOLA

Nossos passeios são viagens pela história. Aproveite os finais de semana e feriados para passear com os carros de mola pelo centro da cidade. As saídas acontecem em frente ao Zoo Pomerode e Pousada Rural Mundo Antigo. 

ARQUITETURA ENXAIMEL
O patrimônio de prédios e casas em arquitetura enxaimel é uma atração à parte. Aqui, você vai encontrar o maior acervo de construções desse tipo fora da Alemanha. Totalmente artesanal, a técnica utiliza apenas madeiras encaixadas e pinos, sem a necessidade de pregos. 

.

MUSEU CASA DO IMIGRANTE

Nosso jeito de viver possui um acervo tão valioso, que também virou peça de museu. Conheça o patrimônio deixado pelo imigrante Carl Weege, com decoração típica e exposição de móveis antigos, roda d'água, rancho com moenda e a Praça Lauro Guenther. 

Terça a domingo (inclusive feriados): 9hàs12he13hàs17h.
Rua Leopoldo Blaese, 11
Fundos – Pomerode 

(47) 3387-2613 

MUSEU DO MARCENEIRO

Nosso trabalho e nosso esforço contam muito sobre nós. O Museu do Marceneiro traz a história dos Móveis Behling, empresa familiar de Pomerode, com peças e equipamentos que contrastam o passado e o presente da indústria. 

Segunda a sexta: 9h às 12h e 13h às 18h. Sábados: 9h às 13h.
Rua Alfredo Hoge, 525 – Centro
(47) 3387-2073 

.

PORTAL TURÍSTICO

A melhor maneira de receber os turistas é dando boas-vindas de um jeito bonito e autêntico. Símbolo da nossa cidade, o Portal Turístico Sul é uma bela construção tradicional em enxaimel onde é possível tirar fotos com trajes típicos da Alemanha

Atendimento diário: 8h às 18h.
Rua 15 de Novembro, 818 – Centro

(47) 3387-3419 

PÓRTICO DO IMIGRANTE

O Pórtico do Imigrante, na saída norte de Pomerode, é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, que foi capital da Pomerânia. Uma bela homenagem aos imigrantes colonizadores que fundaram a cidade.

Rua Presidente Costa e Silva,

Testo Rega
(47) 3387-5974 

TEATRO MUNICIPAL

No início da colonização, na metade do século 19, Pomerode fazia parte da Colônia Blumenau, fundada por Hermann Bruno Otto Blumenau – era conhecida como Linha Colonial
de Rio do Testo. 

Curiosidades

Os imigrantes alemães trouxeram consigo tradições e costumes que foram sendo adaptados ao novo ambiente que se instalaram. Por conta disso, surgiu a cultura brasileira de origem alemã, que foi baseada no tripé: escola, igreja e associações recreativas. Ao longo do percurso, encontramos uma das escolas bilíngües de nossa cidade, a Escola Básica Municipal Amadeu da Luz.

Na Rota do Enxaimel há dois Clubes de Caça e Tiro em funcionamento, o Clube de Caça e Tiro Alto Rio do Testo e o Clube Cultural de Caça e Tiro XV de Novembro.

O percurso é marcado também pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Testo Alto, construída em 1886, destacando a influência da religião luterana na organização da comunidade, desenvolvida sempre em torno da igreja, da escola e do clube de caça e tiro. Adiante da igreja, há um dos mais antigos cemitérios da cidade, abrigando túmulos com inscrições em alemão.

A casa mais antiga de Pomerode encontra-se na Rua Progresso, a Casa Wachholz, construída em 1867 e restaurada em 2008. A casa foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual.

No caminho podemos encontrar a venda de bolachas artesanais na Delicaten Haus, uma das primeiras construções em enxaimel do percurso (construída em 1895), como também a Multi Doces localizada na Rua Carlos Belz.

Percorrendo mais 1,10 km, após a última rua de acesso para a rua Progresso, chegamos na Casa Siewert. Uma casa enxaimel datada de 1913 na qual os moradores (4ª, 5ª e 6ª geração da família de imigrantes alemães) contam a história da família, o processo de construção da técnica enxaimel, como também apresentam antigas ferramentas e costumes do meio rural. É possível realizar um passeio de jibata, e adquirir alguns produtos coloniais.

Na Rota também é possível conhecer e participar da falcoaria, arte milenar reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, além de fazer um passeio de Jeep cheio de emoção e aventura. Para os amantes de adrenalina, o Jeep Tour leva o visitante ao Morro da Turquia, mirante natural com 586 metros de altura e ao Morro Schmidt, o mirante natural mais alto de Pomerode, com 931 metros de altitude e uma vista de 360º da região.

PR0265_v1

Faça a Rota do Enxaimel

e compartilhe sua 
experiência
 aqui no 

BeYourTrip