top of page
  • Foto do escritorBe YourTrip

Caminho da Fé: Precisamos de bem pouco para viver



A caminhada que mais me marcou foi o Caminho da Fé. Fazia anos que queria fazer, mas sempre a dúvida se aguentaria fazer todo caminho. Até que certa vez a convite de um outro peregrino aceitei. Isso foi em março de 2008. Me preparei , fiz o roteiro, reservei pousadas, coisas de principiante, muita euforia. Até que chegou o dia.


Peguei o ônibus para Descalvado - SP, e no dia seguinte começamos o caminho. Já comecei errado a hora que vi a placa de sinalização indicando 498 km de Aparecida, achei que nunca iria chegar, levei coisas que "achei" que iria usar, não usei nada, só carreguei peso.


Chegando em Águas da Prata, na Pousada do Peregrino, me avisaram que estava com muito peso e coisas que não iria usar e me recomendaram colocar nos “Correios” e despachar para minha casa. Só que a teimosia falou mais alto e carreguei essa mochila até Aparecida. Resumindo: fiz tudo errado! Mas são com os erros que acertamos. Basta caminhar e se desprender das coisas materiais. Precisamos de bem pouco para viver. Temos que ter dia para sair, mas o final só Deus sabe! Tive que parar por um dia para me recuperar das bolhas, então toda as reservas nas pousadas precisaram ser remarcadas. Tudo pela ansiedade, medo e insegurança. Hoje entendo que para caminhar longas distâncias não temos que pensar quantos ainda km faltam. Tenho que pensar que será só mais um dia, viver um dia de cada vez, pensar no quanto eu já fiz, contemplar o que Deus nos deu para aquele dia. Hoje eu sinto que o Caminho é como nossas vidas, temos dias bons, dia de paz, mas também temos dias ruins com subidas fortes. Por vezes achamos que não vamos conseguir, mas no final tudo dá certo. As dores, a insegurança e o medo são coisas da nossa cabeça. Hoje não me vejo sem caminhar, até o dia que Deus me permitir. Depois dessa vez já fiz mais 4 vezes o Caminho da Fé.

Rogério também já fez os roteiros: Caminho dos Anjos, Caminho da Prece, Serra do Rio do Rastro, Caminhada de Itatiba a Aparecida, Caminhada de Itatiba a Pirapora do Bom Jesus, Caminhada Bragança Pra a Pedra Bela, Caminhada de Itatiba a Bom Jesus dos Perdões.


bottom of page